quarta-feira, 4 de julho de 2012

Greve dos ônibus em Recife

Greve dos ônibus.

Cerca de 53% da frota de ônibus que atende a Região Metropolitana do Recife (RMR) não está circulando nesta quarta-feira (04), primeiro dia de greve dos motoristas, cobradores e fiscais, de acordo com a assessoria de imprensa do Grande Recife Consórcio de Transporte. Muitos passageiros lotam o terminal de Joana Bezerra, um dos mais procurados da capital, esperando desde cedo e procurando por informações sobre os horários dos veículos. Há linhas demorando e outras não têm previsão de passar; o clima é de apreensão.
Segundo os passageiros, as linhas PE-15/Boa Viagem e PE-15/Santa Casa estão passando com alguma regularidade, mas não estariam na quantidade normal. Para quem vai para a Zona Sul e está esperando a linha Candeias, por exemplo, a demora é maior. Por ser um terminal integrado com a linha ferroviária, quando o metrô chega, ele fica lotado outra vez - os ônibus que estão do lado de fora então vêm recolher esses passageiros. Eles estão sendo operados por motoristas e cobradores sem farda.
No terminal da rodovia PE-15, em Paulista, os motoristas estão estacionando os ônibus no terminal. No começo da manhã, o movimento ainda era tranquilo, mas agora o número de pessoas começou a aumenar e os veículos continuam parados. De acordo com Patrício Magalhães, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário no Estado de Pernambuco (STTRE-PE), ainda não é possível dizer quantos funcionários aderiram à greve.
"Há uma grande dificuldade operacional, porque cerca de 1.200 ônibus estão circulando. Tivemos logo cedo um problema no terminal de Igarassu, aconteceu o fechamento do terminal, mas já está normalizado agora. Foram priorizados os terminais integrados e as linhas de maior demanda. Pedimos aos usuários que busquem informações sobre sua linha, saiam com antecedência de casa. Ainda que de forma precária, todas as linhas estão operando", diz a diretora de Operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, Taciana Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário